sexta-feira, 3 de agosto de 2012

"Se liga ae"


Alongamento antes ou após o treino?

Fala galera, neste post, vou tirar mais uma dúvida muito comum aos praticantes de atividade física. A verdade é que se confunde muito treinamento de flexibilidade com alongamento comum para pessoas comuns praticantes de atividade física.



Existe um estudo super conhecido que diz que ao realizar um treinamento de flexibilidade, perde-se o Stiffness muscular, mas oque seria isso? Stiffness muscular é capacidade elástica que a musculatura gera ao realizar um movimento. Imagine um elástico pequeno e rígido, e outro largo e mais frouxo. Ao esticar o mais rígido ele vai voltar com muito mais força do que o elástico frouxo. Quando um músculo está mais rígido ele é capaz de gerar mais força(em uma modalidade que exige força ou explosão muscular.) Oque este estudo diz é que ao fazermos o treinamento de flexibilidade a musculatura perde o stiffnes e assim algum esporte que necessitasse dessa rigidez para gerar um movimento de força ou explosão muscular imediata o mesmo seria prejudicado.

Um treinamento de flexibilidade é totalmente diferente de um alongamento realizado por alunos em academias, sem contar que 99% buscam melhorar a parte estética, condição física e qualidade de vida e não bater algum recorde de alguma modalidade esportiva.

Na minha opinião, seria necessário sim, realizar um alongamento antes do treino se levarmos em consideração que grande parte das pessoas possuem dores de coluna lombar, cervical , ombros, devido ao encurtamento muscular por causa de má postura e atividades repetitivas do dia a dia.

Imagine realizar um agachamento sem antes soltar a musculatura da lombar ou um supino reto se soltar a musculatura do peitoral. Um músculo ou tendão encurtado sofre muito mais ao realizarmos movimentos com carga e movimentos repetitivos, e este é um dos grandes motivos de inflamações de manguito(tendões que envolvem a articulação do ombro) e inflamações do famoso nervo ciático.

Resumindo, grande parte das inflamações dos músculos, tendões e nervos aparecem devido há um desequilíbrio entra musculatura agonista e antagonistas(peito forte e dorsais fraco, quadríceps forte e isquiotibiais fraco, abdomêm forte e lombar fraca) e também pelo encurtamento das fibras e tendões musculares.

Alongue pelo menos a musculatura que vai ser trabalhada ANTES E DEPOIS do treino e fique tranquilo, existem fatores muito mais importantes para se preocupar em termos de resultado e prevenção de lesões.

Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário